sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ESTUDO BIBLICO: O que é Batismo com Fogo de MT 3.11 e LC 3.16?


... ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. ARA

... este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. ARC

... Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. BLH

...ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. TRADUÇÃO BRASILEIRA

…Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. NVI

.... él os bautizará en Espíritu Santo y fuego. REINA VALERA .

.. he will give you baptism with the Holy Spirit, and with fire: BBE

Introdução

Quando lemos a Bíblia é necessário levarmos em consideração uma série de fatores. Para obtermos o significado real de um texto é oportuno lançar mão das regras de hermenêutica levando em conta os abismos: cultural, geográfico, lingüístico, histórico etc.

Não podemos isolar um texto de seu contexto sob pena de gerar um pretexto.
“Um texto sem contexto pode se tornar pretexto para uma heresia” Pr. Silas Malafaia.

Comentários acerca do texto de Lc 3.16 e Mt 3.11 e contexto

O que seria então esse batismo com fogo? Já ouvi muita coisa acerca desse assunto. Alguns até entendem que, além do batismo no Espírito Santo o cristão teria a possibilidade de receber também o “fogo” que seria algo além da crença pentecostal de falar em línguas e a atualidade da ação dos dons espirituais. Seria algo místico ainda maior. Tal interpretação, além de gnóstica, não tem respaldo bíblico.

Para entender o significado desse texto deveríamos observar com cuidado o contexto.
O que está acontecendo?
Quem falou?
Para quem falou?
Qual a situação histórica e teológica?
Como podemos aplicar as verdades obtidas para os nossos dias?

Enfim, devemos realizar a exegese do texto.

Tanto em Mateus 3.4-12 e Lc 3.2-17 encontramos o ministério de João o Batista cumprindo Isaías 40.3, preparando o caminho do Senhor, testemunhando acerca do ministério de Cristo. Neste contexto, encontramos as pessoas que desejavam por ele ser batizadas e também fariseus e saduceus (Mt 3.7), além de publicanos e soldados (Lc 3.12,14).

Observamos as palavras duras de João o Batista acerca do ministério de Cristo com relação aos desobedientes (Mt 3.7-10; Lc 3.7-9); inclusive em Lucas 3.9 a palavra “fogo” está relacionada com juízo da parte de Deus. Ainda no mesmo capítulo de Lucas no versículo 17 a palavra “fogo” também se refere a juízo, condenação. O versículo 17 não está isolado do versículo 16 e nem do contexto geral do assunto tratado aqui.

O mesmo ocorre em Mateus 3.10 onde a palavra fogo segue o padrão de juízo e também no versículo 12 o sentido não muda. Entre esses versículos aparece o texto (v.11) onde João diz que Jesus: “...vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”.

Será que nos versículos 10 e 12 a palavra fogo significaria juízo e no versículo 11 significaria alguma espécie de bênção? Não me parece provável.

Vale ressaltar também que existem vários tipos de batismos na Bíblia e essa palavra deve ser entendida dentro do seu contexto e nem todas as ocorrências dessa palavra estão relacionadas com batismo em águas ou no Espírito Santo. Inclusive o batismo de João era diferente do batismo cristão. Comentários de outros autores acerca do texto de Lc 3.16 e Mt 3.11 e contexto

• A Bíblia de Estudo Plenitude no texto de Lc 3.16 remete para um comentário de Mt 3.11 como segue:
“O batismo de João é um tipo de experiência de salvação de ser batizado no Espírito. Como o batismo de João colocava o indivíduo dentro da água, o batismo de Jesus coloca o cristão no Espírito, identificando-o como totalmente ligado ao Senhor. O fogo purifica ou destrói. Portanto, a salvação em Jesus Cristo será purificadora para os verdadeiros judeus que o aceitarem como o Messias, e destruidora para aqueles que o rejeitarem.”

• A Bíblia de Estudo Genebra comenta assim a questão do fogo em Lc 3.16:
“O batismo com fogo aponta para o juízo (v.9 nota). A pá ‘para limpar sua eira’ é outro símbolo para o juízo (v. 17)...”

• A Bíblia de Estudo NVI assim comenta o mesmo texto:
“...e com fogo. Aqui , o fogo está associado ao juízo (v.17).....”

• A Bíblia de Estudo Shedd analisa o texto assim:

“...Fogo. O contexto (17) parece exigir o sentido de prova, de julgamento (cf Lc 12.39-53; 1 Co 3.13).” Ainda a mesma Bíblia comenta Mt 3.11 assim: “Com o Espírito Santo e com fogo. Refere-se ao ministério espiritual de Cristo. Sua obra começou acompanhada pela energia sobrenatural do Espírito Santo, colhendo-se algum ‘trigo’ (os fiéis), e revelando-se quem seria ‘palha’ para julgamento. A doutrina do batismo no Espírito Santo não recebe luzes neste trecho, pois o assunto pertence à época posterior à ressurreição de Jesus (cf 1 Co 12.13).”

Alguns outros comentários sobre Lucas 3.16: “...Alguns entendem que a referência ao fogo está em aposição com Espírito,...alguns, que significa a prova,.., outros, que indica julgamento. O contexto favorece esta última idéia...”

R. N. Champlin, Ph.D., em sua obra “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”, relaciona o texto de Lc 3.16 com o comentário de Mt 3.11, como segue: “...Há várias interpretações dessas palavras: 1. Alguns acham que aqui temos dois batismos, um do Espírito e outro de fogo, e que esse último fala de juízo, provavelmente até de inferno. Assim interpretaram Origines e outros pais da igreja...alguns bons intérpretes reputam esse batismo de fogo como algo que se refere ao juízo...
FOGO COMO SÍMBOLO DO ESPÍRITO SANTO FOGO ( Atos 2.3). O fogo, como símbolo do Espírito Santo, fala da sua grande força em relação às diversas maneiras de sua operação, para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir nos à perfeição que deve adornar os filhos de Deus. Mais do que isto, o fogo fala da ação purificadora do Espírito Santo. O Espírito Santo é comparado ao fogo que aquece, ilumina, espalha se e purifica.

Conclusão

Devemos tomar muito cuidado ao interpretar a Bíblia, pois muito embora o Senhor não tome em conta o tempo da ignorância (Atos 17.30), é Seu desejo que cresçamos em graça e conhecimento (2 Pe 3.18; Oséias 6.3).

É importante conhecer as regras de hermenêutica e, além de tudo, ter humildade para aprender do Senhor a cada dia.

Pr. Fábio Pereira

Um comentário:

  1. Estava estudando (pesquisando na net) sobre o BATISMO COM FOGO e não encontrei nada que pudesse me fazer entender, pois encontrei varias explicações sobre o assunto. No entanto, achei teu blog e com poucas palavras, mas muito bem colocadas pude então compreender tal inquietude. O batismo com fogo, pode ser tanto para abençoar como para juizo. As referencias biblicas tambem foram importantes. Deus continue usando sua vida para abençoar outras vidas.

    ResponderExcluir